CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

585 artigos

blog

O repulsivo general Heleno e a formação dos militares

"O fato é que muitos militares de alta patente comungam das ideias totalitárias de Heleno, ainda que não as expressem publicamente", diz Bepe Damasco

Matheus Mayer Milanez e Augusto Heleno (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não lembro de ter assistido durante as muitas CPIs que acompanhei pela TV um comportamento tão grosseiro e mal educado por parte de um depoente, como o protagonizado pelo general Augusto Heleno.

Não que esperasse uma postura civilizada por parte de um troglodita do calibre do general. Mas, ao responder com palavrões à inquirição feita pela relatora da CPI, senadora Eliziane Gama, ele revelou todo seu desprezo pelas instituições democráticas, além de flagrante misoginia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes, já ameaçara processar um deputado e "mandá-lo para a cadeia" e, transpirando homofobia por todos os poros, insistiu em tratar como senhor a deputada trans Duda Salabert. Sem falar que acabou vendo ruir sua mentira sobre a desimportância do tenente-coronel Mauro Cid, com o vídeo apresentado pelo deputado Rogério Correia.

Quem dera, no entanto, que o general Heleno fosse exceção entre os oficiais generais, e no oficialato das três forças, em geral. Existem militares legalistas e profissionais. A desgraça para o país é que eles são minoritários. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O endosso ao governo neofascista de Bolsonaro, no qual ocuparam mais de 3 mil cargos, e a participação de muitos deles na trama golpista que se seguiu à vitória de Lula, incluindo o apoio político e logístico à horda de fascistas que acamparam em frente aos quartéis e de lá saíram para tentar consumar o golpe, em 8 de janeiro, expõem de forma alarmante para o país a falta de compromisso democrático de boa parte dos fardados.

Não custa lembrar ainda que a tentativa de descredibilizar as urnas eletrônicas contou com forte apoio da caserna.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se é verdade que a maioria dos comandantes se negou a aderir ao golpe proposto por Bolsonaro, também pairam dúvidas sobre a real motivação para a negativa. Não teria sido pelo "tabajarismo" gritante dos planos de Bolsonaro?

O fato é que, com mais verniz e sem exibir a carranca de fascista juramentado de um Heleno da vida, muitos militares de alta patente comungam das ideias totalitárias de Heleno, ainda que não as expressem publicamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É impossível não remeter a questão à raiz, ou seja, à grade curricular dos cursos de formação dos nossos militares.

Se isso não mudar, e o governo Lula deve ser cobrado para que atue com esse objetivo, a democracia seguirá vivendo sob constante ameaça dos que se acham "o poder moderador da República."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em vez da anacrônica doutrina de segurança nacional, direitos humanos.

No lugar de antipetismo (versão moderna do anticomunismo), respeito à pluralidade política da sociedade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao invés de politização e busca de inimigos internos, foco na missão constitucional de patrulhamento de fronteiras e segurança nacional.

Em vez de preconceitos de toda ordem, cátedras sobre a importância da diversidade, ensinamentos antirracistas e de combate ao machismo e à homofobia.

Se nos bancos escolares dos cursos militares os alunos tiverem acesso a esses conceitos iluministas, republicanos e civilizatórios, aí sim o Brasil poderá contar no futuro com forças armadas sintonizadas com os anseios da nação brasileira.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO